domingo, 22 de julho de 2012

A MALDIÇÃO DA CRUZ

           
                                                      A MALDIÇÃO DA CRUZ


  Gálatas 3:13  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós,porque esta está escrito: maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. É claro que no contexto hebreu do antigo testamento muito provavelmente era usado o madeiro puro não necessariamente era em forma de cruz  
A cruz também era um terrível instrumento de tortura é sofrimento muito usado pelos Romanos Sírios, Fenícios e celtas, e em épocas e povos diferentes. 

 Mas porque Jesus morreu logo em uma cruz?. Sendo que existia inúmeros e vários outros instrumentos de torturas e morte. Simples a cruz era o pior e mas terrível e maldito instrumento de tortura e ainda alem de torturar o corpo ela acabava com a moral e reputação do condenado era maldito de Deus o pior dos homens, é o que a bíblia chama de a ignominia da cruz, vergonha desprezo, como se não bastasse, a historia diz que os romanos para envergonhar ainda mas a vitima de crustificação eles primeiro despiam-na,  tem um hino que cita a vergonha da cruz e é essa vergonha que chamamos de  a maldição da cruz. Fora todos os pecados da humanidade que  cristo levou sobre a cruz ela também significa todos eles, pois a cruz não foi feita pra cristo, Jesus não a merecia  ela foi feita para o assassino e revolucionário Barabas, aquela cruz era minha era sua, mas jesus nos libertou nela.  E importante salientar também que a cruz foi um divisor de águas nela satanás foi vencido nela Jesus nos libertou da morte e venceu a morte pois a morte não tinha poder algum sobre Jesus, pois o aguilhão da morte é o pecado e Jesus nunca pecou. 
Lembremos também que a cruz foi cravada no monte caveira e a cruz era em forma de espada que foi cravada naquele monte, nos remete ao verbo que se fez carne a espada que simboliza a palavra o verbo a vida de Deus derrotando e cravando no cranio representando a vitoria completa na cruz, nela cristo triunfou a obra foi consumada por completo ele tinha ali salvado toda a humanidade.  De fato ela hoje representa sim um simbolo cristão também.  
 Existia um maldição na cultura judaica que todos os crucificados eram malditos de Deus. No antigo testamento vemos isso claramente em deuteronômio 21:22 - 23. Na época de Cristo existia quatro principais tipos de cruz. Cristo sem pecado algum se fez maldito em nosso lugar levando sobre ele as nossas culpas delitos e pecados.
 A cruz de Santo Antonio, em forma de  T conhecida  como tau que é uma  letra grega, cruz de santo André em forma de  X, e a cruz latina ou cruz cristã , conhecida como a cruz de Cristo. 
vejam: algumas variações e significados da cruz. 

Texto de: Joabe de sena Souza. Que o Senhor vos bendiga em tudo.

Cruz simples: Em sua forma básica a cruz é o símbolo perfeito da união dos opostos, mantendo seus quatro "braços" com proporções iguais. Alguns estudiosos denominam esta como Cruz Grega.
Cruz de Santo André: Símbolo da humildade e do sofrimento, recebe esse nome por causa de Santo André, que implorou a seus algozes para não ser crucificado como seu Senhor por considerar-se indigno. Acredita-se que o santo foi martirizado em uma cruz com essa forma.
Cruz de Santo Antonio (Tau): Recebeu esse nome por reproduzir a letra grega Tau. É considerada por muitos, como a cruz da profecia e do Antigo Testamento. Dentre suas muitas representações estão o martelo de duas cabeças, como sinal daquele que faz cumprir a lei divina, encontrado na cultura egípcia, e a representação da haste utilizada por Moisés para levantar a serpente no deserto.
Cruz Cristã: Definitivamente o mais conhecido símbolo cristão, que também recebe o nome de Cruz Latina. Os romanos a utilizavam para executar criminosos. Por conta disso, ela nos remete ao sacrifício que Jesus Cristo ofereceu pelos pecados das pessoas. Além da crucificação, ela representa a ressurreição e a vida eterna.
Cruz de Anu: Utilizada tanto por assírios como caldeus para representar seu deus Anu, esse símbolo sugere a irradiação da divindade em todas as direções do espaço.
Cruz Ansata: Um dos mais importantes símbolos da cultura egípcia. A Cruz Ansata consistia em um hieróglifo representando a regeneração e a vida eterna. A idéia expressa em sua simbologia é a do círculo da vida sobre a superfície da matéria inerte. Existe também a interpretação que faz uma analogia de seu formato ao homem, onde o círculo representa sua cabeça, o eixo horizontal os braços e o vertical o resto do corpo.
Cruz Gamada (Suástica): A suástica representa a energia do cosmo em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos: o destrógiro, onde seus "braços" movem-se para a direita e representam o movimento evolutivo do universo, e o sinistrógiro, onde ao mover-se para a esquerda nos remete a uma dinâmica involutiva. No século passado, essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo.
Cruz Patriarcal: Também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Caravaca possui um "braço" menor que representa a inscrição colocada pelos romanos na cruz de Jesus. Foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja cristã antiga e por jesuítas nas missões no sul do Brasil.
Cruz de Jerusalém: Formada por um conjunto de cruzes, possui uma cruz principal ao centro, representando a lei do Antigo Testamento, e quatro menores dispostas em cantos distintos, representando o cumprimento desta lei no evangelho de Cristo. Tal cruz foi adotada pelos cruzados graças a Godofredo de Bulhão, primeiro rei cristão a pisar em Jerusalém, representando a expansão do evangelho pelos quatro cantos da terra.
Cruz da Páscoa: Chamada por alguns de Cruz Eslava, possui um "braço" superior representando a inscrição INRI, colocada durante a crucificação de Cristo, e outro inferior e inclinado, que traz um significado dúbio, dos quais se destaca a crença de que um terremoto ocorrido durante a crucificação causou sua inclinação.
Cruz do Calvário: Firmada sobre três degraus que representam a subida de Jesus ao calvário, essa cruz exalta a fé, a esperança e o amor em sua simbologia.
Cruz Rosa-Cruz: Os membros da Rosa Cruz costumam explicar seu significado interpretando-a como o corpo de um homem, que com os braços abertos saúda o Sol e com a rosa em seu peito permite que a luz ajude seu espírito a desenvolver-se e florescer. Quando colocada no centro da cruz a rosa representa um ponto de unidade.
Cruz de Malta: Emblema dos Cavaleiros de São João, que foram levados pelos turcos para a ilha de Malta. A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas do espírito e a regeneração. Até hoje a Cruz de Malta é muito utilizada em condecorações militares.

Por Guss de Lucca
Fonte: "Dictionary of Symbols", J.E. Cirlot - Madrid - 1962

2 comentários:

  1. EM TODOS ESTES FORMATOS, A CRUZ NOS PASSA A IMPRESSÃO DE BRAÇOS ABERTOS;RENDIÇÃO A VONTADE SUPREMA DE DEUS E UM GESTO DE ACOLHIMENTO AOS QUE ESTÃO DIANTE DELA. A MALDIÇÃO SE TRANSFORMOU EM BENÇÃO

    ResponderExcluir